terça-feira, 21 de julho de 2009

Dia Mundial do Pulo !?

Dia Mundial do Pulo. Loucura ou...?
Em 20 de julho de 2006 (mais precisamente às 11:39:13 do horário global — GMT — ou às 07:39:13 no Brasil), muitas pessoas executaram uma ação simples: pular. Surgiu, então, o World Jump Day, ou Dia Mundial do Pulo.



Por mais que essa ideia seja um tanto bizarra, não foram poucos os que seguiram a proposta de Torsten Lauschmann. O suposto professor do Instituto de Física Gravitacional de Munique — na realidade, um artista alemão — tentou levar milhões de pessoas a alterarem a órbita gravitacional do planeta Terra através de um pulo simultâneo. Maluquice ou não?

O objetivo era acabar com o aquecimento global através de uma nova órbita terrestre. Segundo a proposta original, seriam necessárias cerca de 600 milhões de pessoas (em teoria, do hemisfério ocidental apenas) para que isso acontecesse. Muitos consideram que tudo não passou de um trote, uma tentativa de "flash mob" (mobilização social realizada rapidamente pela web) por parte de Lauschmann.


E daí?
O que aconteceu?


Bem, a verdade é que muitas pessoas acabaram pulando e nenhuma mudança ocorreu na órbita da Terra. Foi criado até mesmo um evento a favor da "regularização" da órbita alterada, sob a alegação de que "brincar com a Mãe Natureza é muito perigoso". Os organizadores do Contra World Jump tentaram juntar outras 600 de milhões de pessoas para um pulo 12 horas após o World Jump.

Vários cientistas, obviamente, pesquisaram sobre a possibilidade de alteração orbital através de um rápido deslocamento de massa. As conclusões mostram que o pulo simultâneo não causaria nenhuma mudança significativa na órbita elíptica do globo, pois a propulsão causada não seria suficiente para isso, sendo que os humanos estão "atrelados" ao centro gravitacional da Terra.

Querendo ou não, o dia é lembrado ano após ano por muitos. Hoje de manhã, diversos brasileiros não se contiveram e pularam. Você não sentiu os tremores?
(texto retirado do site baixaki jogos)

1 comentários:

Fong disse...

dahora,interessante a teoria do cara,mesmo q n funcione.